agosto 30, 2015

RAUL TORRES e o SAMBA RURAL

RAUL TORRES e o
SAMBA RURAL


Estátua de Raul Torres na Praça do Bosque (Botucatu)

RAUL TORRES é um orgulho para Botucatu. Faz parte do TRIO DA MÚSICA RAIZ: ANGELINO DE OLIVEIRA, RAUL TORRES E SERRINHA. Praticamente, fazendo de Botucatu e região a CAPITAL DA MÚSICA CAIPIRA ou MÚSICA RAIZ!

Com estátua na Praça do Bosque, Raul Torres tem resgatado o seu OUTRO LADO MUSICAL: do SAMBA RURAL ou SAMBA DO INTERIOR.


O original e excelente TRIO GATO COM FOME, resgata com muito brilho dez sambas de Raul Torres, no álbum EM BUSCA DOS SAMBAS DE RAUL TORRES.

Botucatu não poderia ficar desconhecendo esse lado musical de Raul Torres e com o qual fez muito sucesso, também.

Música de Raul Torres


Nascido em Botucatu (SP), o cantor e compositor paulista Raul Torres (1906 - 1970) tem seu nome associado na história da música brasileira ao universo sertanejo por ser o autor de hits caipiras como Cabocla Tereza (Raul Torres e João Pacífico, 1940), Cavalo Zaino (Raul Torres, 1959), Chico Mulato (Raul Torres e João Pacífico, 1937), Colcha de Retalhos (Raul Torres, 1959), Feijão Queimado (Raul Torres e José Rielli, 1946) Moda da Mula Preta (Raul Torres, 1945), Mourão da Porteira (Raul Torres e João Pacífico, 1952), Pingo D’Água (Raul Torres e João Pacífico, 1944) e Saudades de Matão (Raul Torres e Jorge Galati). Mas o fato é que o vasto cancioneiro autoral de Raul Torres extrapola a fronteira caipira desde os anos 1930, incluindo emboladas, jongos, marchas e sambas. No álbum EM BUSCA DOS SAMBAS DE RAUL TORRES, de título autoexplicativo, o paulistano TRIO GATO COM FOME mostra que o compositor também fez música na cadência bonita do samba desde a década de 1930. No disco, produzido pelo próprio grupo sob a direção musical do violonista Milton Mori, o Trio Gato com Fome registra dez sambas da lavra de Torres. Entre eles, A Cuica tá Roncando - sucesso na gravação original feita em 1934 pelo próprio autor do samba – e A Baiana diz que tem (Raul Torres, 1941), tema regravado no disco do trio com o clarinete de Nailor Proveta. Erguendo a ponte entre as músicas rural e urbana do compositor, o trio regrava músicas raras como Mineirinha (Raul Torres, 1941) Bananeira (Raul Torres, 1932) - samba registrado pelo trio com a adesão da percussão de Paulo Dias – e Tua Mão será meu Pandeiro (Raul Torres, 1937).


2 comentários:

Anônimo disse...

Sonia Mereu (Facebook):
É a nossa história Armando Moraes Delmanto !

Delmanto disse...

Essa é uma preciosidade!

Postar um comentário