julho 05, 2016

Academia Botucatuense de Letras: Homenagem à “intelligentzia botucatuense”!

Academia Botucatuense de Letras: Homenagem à “intelligentzia botucatuense”!


Nas homenagens prestadas pela ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS, em seus 44 anos de existência à intelectualidade botucatuense, – 09 de Julho de 1972/2016 – participamos e queremos destacar três dessas justas manifestações de nossa ACADEMIA.

HERNÂNI DONATO


clique nas imagens para ampliar

Quando da histórica reunião conjunta da ACADEMIA PAULISTA DE LETRAS – APL  e da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL, idealizada pelo presidente emérito da APL, acadêmico Francisco Marins e presidida pelo acadêmico José Celso Soares Vieira, presidente da ABL,  realizada no TEATRO MUNICIPAL “CAMILLO FERNANDES DINUCCI”, no dia 29 de março de 2001, foram homenageados dois ilustres botucatuenses: prof. José Pedretti Neto ( in memoriam – área da educação) e o escritor Hernâni Donato (historiografia).

A emoção deu o tom à cerimônia  de entrega do troféu “A Flor Roxa de Taquara Póca” aos homenageados na segunda parte da Sessão Magna das APL e ABL. A premiação é uma realização do “Convivium – Espaço Cultural Francisco Marins”.

Na ocasião, a viúva de Pedretti Neto, profa. Laurentina Peres Pedretti recebeu o troféu das mãos do Dr. Adolpho Dinucci Venditto e o escritor Hernâni Donato recebeu seu troféu das minhas mãos. Grande honra. Na ocasião, pude fazer o meu discurso em homenagem a esse saudoso e importante escritor botucatuense. O dramaturgo botucatuense, Alcides Nogueira, também discursou em seu nome e no de Leilah Assumpção. Ambos foram premiados com o troféu há 2 anos.

(Diário da Serra, sábado/domingo, 31 de março/1º de abril de 2001 – A Gazeta de Botucatu, 06/04/2001))

MILTON MARIANNO



clique nas imagens para ampliar

Em mais uma realização da ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS – ABL  e do CONVIVIUM – ESPAÇO CULTURAL FRANCISCO MARINS, em 21 de maio de 2004, no TEATRO MUNICIPAL “CAMILLO FERNANDES DINUCCI”, foi entregue o prêmio “Flor Roxa de Taquara Póca”, a dois ilustres botucatuense: o economista Milton Marianno e o empresário e ex-prefeito de Botucatu, Emílio Peduti (in memoriam). A sessão foi presidida pelo Dr. Fernando Marins, representando o Convivium e tendo como apresentador oficial o acadêmico da ABL, Bahige Fadel.
Na ocasião, como presidente da ABL, fiz a entrega do troféu ao ilustre botucatuense, ex-Diretor do Banco Sudameris, Milton Marianno e o prefeito municipal, Mário Ielo, fez a entrega do troféu à Sra. Lourdes Peduti Soares Batista, filha do homenageado e representante da família.
(Diário da Serra, 25/05/2004 – A Gazeta de Botucatu, 28/05/2004)

GLORINHA DINUCCI


clique na imagem para ampliar


E, na terceira homenagem, a profa. Maria da Glória Guimarães Venditto – a Glórinha Dinucci, pioneira do colunismo social em Botucatu.  Na ocasião, a professora, jornalista e colunista tomou posse na ABL – ACADEMIA BOTUCATUENSE DE LETRAS, em 04 de junho de 2004, em concorrida cerimônia realizada no Colégio Santa Marcelina. A apresentação da nova integrante da ABL foi feita pelo acadêmico Bahige Fadel. Em sua tese acadêmica, destacou o patrono de sua Cadeira nº 21, o poeta VICENTE DE CARVALHO, que tinha orgulho em ser poeta que gostava de escrever sobre o mar. A nova acadêmica destacou também a importância de seus antecessores na ABL: TRAJANO PUPO JÚNIOR e ÁLVARO JOSÉ DE SOUZA.

O medalhão da ABL foi entregue por mim, como presidente da ABL, sendo que o Diploma  de Membro Efetivo foi entregue pelo Secretário da ABL, acadêmico Marcos Luciano Corsatto. Na sessão, receberam o “Diploma de Honra ao Mérito”, a professora e socióloga Jair Conti e o economista Fúlvio Chiaradia.
(Diário da Serra, 11/06/2004 – A Gazeta de Botucatu, 11/06/2004)



Um comentário:

Delmanto disse...

O apoio da mídia sempre é positivo, principalmente quando vem de uma grife-jornalística como a de Glorinha Dinucci, do jornal “A GAZETA DE BOTUCATU”.
Em sua coluna “Pra Começo de Conversa”, a Glorinha escreveu sobre mim e lá ficou registrado a minha participação em sua eleição para a Academia Botucatuense de Letras a mostrar a admiração que sempre lhe dediquei, por seu pioneirismo no colunismo social em nossa cidade e por ser, juntamente com o Adolpho, o motor propulsor do jornal:
“...Pois bem, quando fui indicada para ingressar na Academia Botucatuense de Letras, tive a satisfação de tê-lo não apenas como eleitor, mas como “eleitor de voto aberto e declarado”. É assim esse colega acadêmico... Hoje, eu o tenho como um amigo. A ele e a sua família...”

Postar um comentário