abril 09, 2017

DOMINGO DE RAMOS! - Pastor Emérito ANTONIO COINE.

DOMINGO DE RAMOS!
01º. DIA ANTES DA SEMANA SANTA - DOMINGO DE RAMOS- 09.04.2017

A ENTRADA TRIUNFAL DO VERDADEIRO REI E SOBERANO SENHOR: JESUS CRISTO


 Trazemos a palavra abalizada do Pastor Emérito ANTONIO COINE, confrade da ABL (Academia Botucatuense de Letras) sobre o DOMINGO DE RAMOS e a entrada triunfal de JESUS em JERUSALEM. Vale a leitura e meditação. Amém:
.
“No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel. E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta” (Ev. S.S. João 12.12-15, Salmos 118.25,26 e Zacarias 9.9).
Os quatro evangelistas registram a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Poderíamos nos ater nela e voltar os olhos para a história dessa nação e desse povo tão sofrido e nos reportar para os grandes acontecimentos que ocorreram sob a tirania de grandes impérios conquistadores.
O povo judeu, e em especial a cidade de Jerusalém, capital de Judá serviu de palco nessas conquistas. Por estarem, geograficamente na porta de entrada para todo o Oriente Médio e outras nações do Oriente, não deixaram nunca de sofrer suas consequências. Até hoje, a questão da cidade judaica de Jerusalém que foi capital da nação desde o tempo do rei Davi, é muito grande e continua sendo um palco de disputa internacional.
O fato é que na sua história marcada por lutas e disputas sangrentas, a cidade de Jerusalém testemunhou várias marchas militares dos conquistadores que sobre ela triunfaram.
No passado distante existiu Alexandre, o Grande, que conforme os comentaristas bíblicos era o "bode" de Daniel 8.5-8. Suas poderosas conquistas haviam “paralisado todo o Oriente com medo e sujeição”.
Temos Antíoco IV Epifânio, denominado, "o desprezível" que reivindicou ser Deus e assim se tornou um dos antepassados humanos do Anticristo. Ele entrou no Templo de Jerusalém e sacrificou, no altar, um porco, que era uma verdadeira abominação para os judeus.
Encontramos ainda “Simão, o Macabeu, príncipe, governador e sumo sacerdote, que por causa do seu sucesso em vingar o mal de seu povo e manter uma breve, embora precária, independência à espada, tornou-se o padrão do que o Messias deveria fazer quando viesse”.
Também “Pompeu, o Grande, que entrou no templo, olhou ao redor em todas as coisas, e terminou a independência judaica para sempre”. Dizem os historiadores que ele denominou o povo judeu de ateu uma vez notou que não havia nenhuma imagem de divindade dentro do Templo.
Mas, o maior que todos os imperadores e reis que entraram conquistando Jerusalém, era o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele entrou nessa cidade, triunfalmente, sem nenhum vislumbre de poder e ostentação. Ele, a partir de então começava dar as bases e os fundamentos para o estabelecimento do Reino de Deus na terra. Só que seria um Reino diferente de todos os demais que existiram e soçobraram, uma vez que o Reino de Cristo é eterno, espiritual.
Comemorar o Domingo de Ramos, ou seja, a Entrada Triunfal de Jesus é proclamar que ele é, verdadeiramente, o grande e Soberano Rei que entrou na Jerusalém dos nossos corações conquistando-os para nossa alegria e paz e honra e glória do seu nome.
Reverendo Antonio Coine, vdm – Pastor Emérito da Igreja Presbiteriana Monte Sião de Botucatu e Pastor Jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil. (Outono de 2017 – 09/04).

Nenhum comentário:

Postar um comentário