abril 08, 2017

Desembargador Alcides de Almeida Ferrari: Primeiro Advogado Botucatuense!

Desembargador 
Alcides de Almeida Ferrari
Galeria dos ex-Presidentes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

A família Ferrari marcou presença em Botucatu. No primeiro volume do "MEMÓRIAS", prestamos a nossa homenagem ao Monsenhor Paschoal Ferrari, valoroso batalhador por nossa Diocese. Neste volume, o homenageado é o Desembargador Alcides de Almeida Ferrari - o primeiro botucatuense formado em Direito -, que galgou todos os cargos da Magistratura, terminando como Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo.
Glória alcançada por poucos...

O Dr. Alcides Ferrari era sobrinho do Monsenhor Paschoal Ferrari. A família descende do imigrante Luiz Ferrari, italiano de Massa Carrara (Toscana). São seus filhos Elias, Estevan, João, Benjamim, Camila, Tereza e Paschoal Ferrari. Estevan, pai do Dr. Alcides, casou-se com Dna. Alcinda Cardoso de Almeida, irmã de Antonio Joaquim Cardoso de Almeida ( "o velho Cardoso"). A ligação da família Ferrari com a família Cardoso de Almeida não parou por ai: João Ferrari, tio do Dr. Alcides, casou a filha Fortunata com o Sr. Luiz Cardoso, filho do Cel. Antonio Cardoso do Amaral ( o "Nenê"Cardoso, o único Cardoso de Almeida que assinava Cardoso do Amaral), que foi Deputado Estadual, Chefe Politico do 5o. Distrito e Intendente (Prefeito) Municipal. O "Nenê" Cardoso era primo do Dr. Alcides Ferrari.

Pois bem, o Dr. Alcides formou-se em Direito, elegeu-se Vereador em Botucatu, foi nomeado Promotor Público da Comarca e, por concurso, ingressou na Magistradura. Fez carreira bonita. É dos poucos' homenageados, em vida, por Botucatu. Quando atingia o posto máximo da magistratura, como Presidente do Tribunal de Justiça -, o Dr. Alcides foi alvo de significativa homenagem de Botucatu.

O jornal "DEMOCRACIA", de 02/04/50 registra o fato em manchete: "Alcançaram extraordinário brilho as homenagens prestadas ao Desembargador Ferrari (...) pela sua honrosa investidura no cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo"
"Às 15 horas de sábado, no Fórum da Comarca, foram realizadas as solenidades de recepção oficial ao Desembargador Alcides de A. Ferrari, tendo comparecido grande número de pessoas de nossa sociedade. À mesa sentaram-se: o Desembargador Ferrari, o dr. Adolfo Pires Galvão, Juiz de Direito da Comarca, Dr. Luiz de Miranda Leite, Juiz Substituto, dr. Antonio Carlos do Amaral, promotor público da Comarca, Pe. Silvio Dario, representante do Bispo Diocesano, Dr. Antonio Delmanto, Presidente da Câmara Municipal e o Sr. Renato de Barros, Prefeito Municipal..."

No fórum, falou o Sr. José da Rocha Torres, amigo de infância do homenageado e o Dr. Rivaldo de Assis Cintra, pela secção local da OAB, que pronunciou belíssima oração.

Em seguida, na Câmara Municipal, o Dr. Alcides foi saudado pelo Dr. Delmanto e pelo Vereador José da Silva Coelho que, em magnífico discurso, relembrou a presença do homenageado como Vereador de Botucatu. Em ambas as oportunidades, o Desembargador Ferrari, agradecendo, mostrou seus dotes de erudição e oratória.

Finalizando, a reportagem do jornal nos dá ideia do banquete oferecido ao Dr. Ferrari no Hotel Paulista para mais de 200 pessoas de Botucatu, cidades vizinhas e da Capital:

. "...À champanhe falou o Dr. Mario Rodrigues Tôrres, decano dos advogados de Botucatu, em nome da Comissão Promotora da homenagem. A seguir, em brilhante improviso, falou o Deputado Cunha Bueno, em nome de seus companheiros da Assembléia Legislativa; pela Associação Rural de Botucatu, falou o seu Presidente Sr. Silvio Galvão (...) Agradecendo as homenagens que recebera, dr. Alcides de Almeida Ferrari tomou a palavra para acentuar a satisfação com que recebia dos conterrâneos aquelas provas sinceras das amizades que possuía nesta cidade..."

FORUM DESEMBARGADOR ALCIDES DE ALMEIDA FERRARI

1º Forum da Comarca de Botucatu

2º Forum da Comarca de Botucatu

É digno de registro histórico. A cidade homenageando seu filho que galvava o topo da sua carreira. Abaixo, a pena mágica do Dr. Sebastião de Almeida Pinto, retratando o homenageado:


Alcides de Almeida Ferrari, o dr. Alcides que os botucatuenses tanto queriam e admiravam, foi um dos mais notáveis expoentes da velha Botucatu. Na minha modesta opinião, foi tão grande como seu primo dr. José Cardoso de Almeida (o Juca Cardoso).
Em 1895, quando se criou o grupo escolar "Dr. Cardoso de Almeida", pela ordem alfabética Alcides foi o aluno número um. Diplomado, foi para São Paulo onde fez curso de humanidades, matriculando-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Muito inteligente, fez brilhante curso. Formou-se bacharel em Direito, no ano de 1909. E logo se pôs a advogar em Botucatu. Bom orador. Espirituoso. Um camaradão. Tornou-se logo, figura popular. Meteu-se em política. E foi eleito vereador.
Em 1914 foi nomeado promotor público da comarca de Botucatu, cargo que exerceu com correção durante largos anos.. Quando, numa reforma judiciária, foi estabelecido concurso para ingresso na magistratura, Alcides Ferran se inscreveu na primeira turma. E foi aprovado. Foi nomeado Juiz de Direito substituto. Findo o estágio probatório foi nomeado Juiz de Itaporanga, primeira entrância. Por merecimento foi sendo promovido para Capivari (2a. entrância), Itapetininga (3 a. entrância) e finalmente São Paulo, entrância especial.
Atingira o máximo na primeira instancia. Suas sentenças e despachos, sua correção e honestidade na judicatura, sua personalidade marcante, levaram-no ao Tribunal de Justiça. Desembargador, durante muitos anos. Brilhando nas Câmaras Criminais e Cíveis. Atingiu o ponto máximo da carreira: Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ilustrou e honrou a magistratura. E somente se aposentou, compulsoriamente quando atingiu a idade limite.
O dr. Alcides de Almeida Ferran foi casado com d. Laura Conceição Ferrari, filha dos falecidos dr. Antomo Augusto Conceição e d. Laura Correia Conceição. Desse matrimonio nasceram os filhos: Alcinda, Lurdes, Léa, Stela, Norma, Laura e Luiz Geraldo da Conceição Ferrari. Este, é advogado na Capital, onde goza de renome como causídico e líder da classe, pois é presidente do Instituto de Advogados de São Paulo. Dr. Alcides faleceu aos 81 anos de idade, e hoje, seu nome é patrono do Fórum local: Fórum Dr. Alcides de Almeida Ferrari. Isto, por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo.
SEBASTIÃO A. PINTO
("CORREIO" - 21/03/71).





2 comentários:

Unknown disse...

Muito oportuna a homenagem a esse grande botucatuense. Todos nós - operadores do Direito - temos no Desembargador Alcides de Almeida Ferrari um exemplo de jurista e magistrado. Honrou a Magistratura, encerrando a carreira como Presidente da Tribunal de Justiça do Estado. Merecidamente, o Fórum da Comarca de Botucatu leva seu nome.

Marcia Maria disse...

Meu avô deixou muitos descendentes, muitos deles advogados
, como o filho Luís Geraldo Ferrari, os netos Roberto Ferrari de Ulhôa Cintra, Paulo Leme Ferrari, os bisnetos Fernanda Porchat de Assis,, Silvia Ferrari, Márcio Ortiz Meinberg.
A boa semente produziu bons frutos.

Postar um comentário