maio 03, 2017

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa - 3 de Maio!

Dia Mundial da Liberdade de imprensa - 3 de Maio!


“Quem troca a liberdade por um pouco de segurança, não merece liberdade e nem consegue segurança!”

Essa é uma declaração de princípios! E é EMBLEMÁTICA. É fundamental para todo aquele que se proponha a exercer a profissão de JORNALISTA.


Em 1963, quando lançamos nosso primeiro jornal, um jornal estudantil, órgão oficial do Colégio Arquidiocesano La Salle, de Botucatu. Esse jornal, impresso em gráfica em papel jornal, tinha o título de "Tribuna do Estudante", claramente inspirado no "Tribuna da Imprensa", aguerrido jornal carioca fundado por Carlos Lacerda e, ao depois, comandado por Hélio Fernandes. E o jornal estudantil levava, em seu frontispício, o mesmo lema: 

"Quem troca a liberdade por um pouco de segurança, não merece liberdade e nem consegue segurança".

É uma DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS!

E, hoje, quando se comemora o “DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA”, queremos registrar o nosso início no jornalismo sob a égide da LIBERDADE DE IMPRENSA!

A Liberdade de imprensa, bem exercida, com cidadania e coragem, poderia neste grave momento da falência política por que passa o Brasil, levá-lo para o PLENO ESTADO DE DIREITO, COM SUSTENTABILIDADE E DEMOCRACIA!!!

Presentemente, estamos atuando, sob o mesmo princípio, na mídia virtual:


BLOG DO DELMANTO





Em 2010, a criação de meu site. Também em 2010, o livro digital “HISTÓRIA DE BOTUCATU”. E, em 2011, o lançamento do “Blog do Delmanto”. Em 22 janeiro, o Blog completou 5 anos! Uma grande vitória! Estaremos passando de 1200 posts publicados, preparados com pesquisas, ilustrações e fotos, numa atuação jornalística realizadora. Próximo de alcançar 500 mil acessos, o Blog do Delmanto revolucionou a ampla divulgação de nossa História e dos principais acontecimentos de nossa cidade e região.

clique na imagem para ampliar

A receptividade encontrada e a participação espontânea de tantos nos anima. É um desafio. Afinal, os temas requerem debates e sugestões: é a construção da cidadania que sempre buscamos. Mas é um bom desafio participar ativamente de um instrumento de informação e formação nesta rede democrática online...
Voltado à renovação política e à construção da cidadania, este Blog tem a missão de provocar o debate, convocando a “intelligentzia” brasileira (emprestemos a expressão russa para definir parte de nossa comunidade intelectual) para a discussão de temas de interesse do país, sempre valorizando o cidadão, despertando valores e delineando novos rumos para a solução dos problemas que estão dormentes há muito tempo...
Será que vale à pena?!?
Acreditamos que sim!

SALVE O DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário