maio 05, 2017

Na "ESTUDANTINA", todos dançam e DIOGO NOGUEIRA canta e dá verdadeiro show em "A Força do Querer" da Globo...

Na "ESTUDANTINA", todos dançam e DIOGO NOGUEIRA canta e dá verdadeiro show em "A Força do Querer" da Globo...

Diogo Nogueira fez sucesso na novela “A Força do Querer”, da Glória Perez: cantou, dançou e representou como um ator...



No palco da famosa "Estudantina" ( Gafieira Estudantina) o cantor do “Samba Na Gamboa”, mostrou que o samba é a cara do Brasil e que a “Estudantina” é o palco ideal para mostrar essa alegria do brasileiro. E Glória Perez tem feito ser uma constante, em suas novelas, as apresentações de cantores famosos na “Estudantina”, Vale conhecer a história da Gafia Estudantina que tão bem representa a “alma do carioca”:

classe média intelectualizada passa a reconhecer na cultura popular um privilegiado motor de identidade do país. Locais como o restaurante Zicartola, no centro do Rio, a Gafieira Estudantina, na Praça Tiradentes,e ainda os shows Opinião e Rosa de Ouro tornaram-se a coqueluche da rapaziada da Zona Sul carioca.

É no Rio de Janeiro que o perfil do brasileiro vai se consolidando na efervescência da alegria do carioca.

GAFIEIRA ESTUDANTINA MUSICAL

O nome da gafieira "Estudantina" vem do fato de ter sido fundada por dois estudantes de Direito, na primeira metade do século 20, no ano de 1928. Deste fato vem o nome "Estudantina".
Antigamente bailes eram mais frequentados por pessoas de muitas posses ou da alta sociedade e por assim dizer, os locais de dança não eram muito acessíveis ou "democráticos". A Estudantina se propunha a ser um local mais popular, que pudesse ser frequentado pelos estudantes e por outras pessoas comuns.

A Estudantina MusicaL, é a mais tradicional e mais popular gafieira do Rio de Janeiro, localizada na Praça Tiradentes. No local existe sempre música ao vivo, desde samba à ritmos populares. É um lugar alegre, informal e descontraído, onde muitos dançarinos de salão exibem seus passos e se divertem.

A Globo mostra a ESTUDANTINA ao Brasil!

Gafieira Estudantina já foi usada como cenário de novelas da Globo e ficou nacionalmente conhecida. Talvez por isto, algumas pessoas que não conheçam o local de dança, imaginem que se trata de um local imaginário e fictício, produto de criação da novelista e escritora Glória Perez.





Na novela "Caminho das Índias", muitas cenas da novela eram feitas no local. A Estudantina Musical também apareceu nas novelas "O Clone" de 2001 e na novela "América". Nestas novelas, o salão de dança era frequentado por casais e alguns personagens. As novelas "De Corpo e Alma" e "Barriga de Aluguel" também fizeram referência e tiveram cenas rodadas na Estudantina. E, agora, na novela "A Força do Querer".

Estudantina se localiza na Praça Tiradentes, 79- Centro, Telefone 2232-1149.

escada íngreme da ESTUDANTINA

1965 – Show de Grande Otelo – ESTUDANTINA é Invadida pela Ditadura!

Essa eu vi. Era o ano de 1965 e na cidade do Rio de Janeiro estava sendo realizado o Congresso Brasileiro de Odontologia. Na época eu tinha os meus 20 anos e fazia o preparatório para os vestibulares de Direito e de Sociologia e Política, em São Paulo. Aproveitei o convite do meu irmão Décio que ia para o congresso e lá fui eu animado para “curtir” Rio de Janeiro.

Além de meu irmão, estava também o saudoso Edgar De Sordi, cirurgião dentista em Botucatu. Fomos aos shows Opinião, Liberdade, Liberdade e ao show que o Grande Otelo ia dar na GAFIEIRA ESTUDANTINA, no centrão do Rio. Completamente lotada, muita gente do samba misturada com os jovens da zona sul (Copacabana e Ipanema). O show mostrava um Grande Otelo na excelência de sua carreira artística, verdadeiro "showman” brasileiro.


Mas o ano era o de 1965. Em plena Ditadura Militar. Rapidamente passou a correr o boato de que a Polícia iria invadir a ESTUDANTINA atrás de estudantes da UNE que seriam subversivos. A ESTUDANTINA é a mesma até hoje: no 2º andar de um velho prédio só tendo um acesso através de uma escada íngreme. E não é que de repente parou o show e todos começaram a sair correndo a descer pela ÚNICA escada de saída, ninguém pagou conta e só depois de corrermos 2 quarteirões é que vimos que tudo estava bem, nenhum “milico” nos incomodou e ainda terminamos a noite com nosso “rico dinheirinho”...


O ano era o de 1965, ninguém imaginava que em 2013, em Santa Maria, no Rio Grande Sul iria acontecer aquela desgraça... Com certeza, a ESTUDANTINA, com toda a sua tradição cultural não seria aprovada, com uma ÚNICA escada íngreme de saída... Hoje, ainda é assim, como podemos ver nas novelas da Globo, mas, com certeza, os técnicos em segurança já devem ter providenciado uma saída de emergência no velho prédio que já é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário