abril 05, 2018

Inaugurada a 1ª PINACOTECA DO INTERIOR em BOTUCATU!



Inaugurada a 1ª PINACOTECA DO INTERIOR em BOTUCATU!










O governador GERALDO ALCKMIN às vésperas de deixar o Governo de São Paulo para se candidatar nas próximas nas próximas eleições tem realizado uma maratona de inaugurações (algumas concluídas, outras não) por todo o Estado.
O JCNET - do JORNAL DA CIDADE, de Bauru, destacou em sua edição de 01/04/2018, a visita que o governador fez na região:

“Conhecido por não cumprir promessas de campanha nos prazos estabelecidos,  Geraldo Alckmin tem rodado o Estado para entregar o maior número possível de obras até o dia 6, quando renuncia ao mandato para disputar a Presidência; na terça, dia 27.”

Governador Geraldo Alckmin
Em Botucatu, além de inaugurar obras na área da saúde (também inacabadas e sem condições de funcionamento a curto prazo), inaugurou a 1ª PINACOTECA DO INTERIOR DO ESTADO, no suntuoso prédio idealizado por RAMOS DE AZEVEDO, totalmente restaurado e que deverá ser adaptado e mobiliado para funcionar como PINACOTECA.
Com sete salas e dois halls dedicados a exposições em dois pavimentos, além de auditório, reserva técnica e biblioteca, a estrutura da futura Pinacoteca de Botucatu, que será gerida pela municipalidade, conta também com plataformas de acessibilidade, elevador e outros ambientes fundamentais para o funcionamento pleno do museu. As reformas e adequações abrangeram uma área de 3.421,92 m².

CATEDRAL DA CULTURA

Foi feliz a palavra do governador, chamando a futura PINACOTECA de “CATEDRAL DA CULTURAL”. De fato, a INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA, idealizada pelo então secretário da cultura, Andrea Matarazzo, deverá compartilhar com todo o interior as magníficas obras do acervo público da Capital.

Na divulgação cultural de Botucatu (2012), temos uma visão ampla da razão da escolha de Botucatu para ser a sede primeira dessa interiorização cultural:

Conjunto de prédios ressalta a Cultura
 O tempo passa e eles permanecem insuperáveis. Alguns são colossos arquitetônicos. Outros não demonstram a mesma vitalidade, mas são parte do que é Botucatu, cidade que completará 158 anos em 14 de abril. O município tem uma coleção preciosa de imóveis que conta a história da cidade encravada no alto da serra (Cuesta de Botucatu). Quatro prédios se impõe na paisagem arquitetônica botucatuense na avenida Santana. Inicia-se o passeio pelo prédio da Escola Industrial, aonde funciona a Escola Técnica Estadual “Doutor Domingo Minicucci Filho”. Dois quarteirões à frente, praticamente lado a lado, estão a Escola Normal e a Catedral de Sant’ana. Do outro lado da rua fica o prédio da Prefeitura de Botucatu. Seguindo pela avenida Dom Lúcio, um quarteirão após a Catedral, chega-se ao prédio do antigo Fórum, futura Pinacoteca. Neste pedaço em que a pavimentação deixa à mostra os paralelepípedos a Igreja Matriz ocupa o centro da paisagem arquitetônica.

No corre-corre diário, é natural que o botucatuense não se dê conta da convivência tão próxima de um complexo arquitetônico, educacional e religioso importante para o desenvolvimento do município e da região. O prédio da Escola Normal completou 100 anos em 2011 – o colégio público recebeu seus primeiros estudantes em 16 de maio de 1911. O decreto de sua criação data de 31 de dezembro de 1910.  O prédio centenário já foi denominado Escola Normal, Instituto de Educação Cardoso de Almeida, e, atualmente, é a E.E. Cardoso de Almeida, onde estudam 1.640 alunos em três períodos e mais seis classes da Etec “Dr. Domingos Minicucci Filho”.

Paralela à avenida Santana, a rua Doutor Costa Leite abriga importantes prédios para a vida educacional e religiosa de Botucatu. Colégio Santa Marcelina, Seminário Arquidiocesano, Cúria Arquidiocesana e o Colégio La Salle, compõem um quadrilátero fechado na esquina com a rua Monsenhor Ferrari, com os prédios da Beneficência Portuguesa e Casa das Meninas Amando de Barros, prédios de arquitetura impecável. No centro do quadrilátero está a Catedral.

O escritor e pesquisador da história de Botucatu Armando Moraes Delmanto citou em seu blog (blogdodelmanto.blogspot.com.br), em 10 de dezembro de 2012, os Centenários, em 2011, do Seminário, em 2010, da Escola Normal, e, em 2012, do Colégio Santa Marcelina. Para ele, as instituições são o “tripé educacional de Botucatu” e que possibilitaram que a cidade fizesse jus aos slogans “Cidade dos Bons Ares e das Boas Escolas”. O escritor e pesquisador ainda cita para 2013, o Centenário do Ginásio Diocesano, transformado em Colégio Arquidiocesano e, atualmente, Colégio La Salle. Delmanto se formou no La Salle, em 1962.
 
De cemitério, Fórum vira Pinacoteca

“Catedral da Cultura” foi o termo usado pelo governador Geraldo Alckmin ao anunciar, no final do ano passado, a implantação em Botucatu da primeira Pinacoteca no Interior do Estado de São Paulo. O prédio escolhido foi o do antigo Fórum com investimento pelo Estado de R$ 11 milhões para reformar e adaptar o edifício, que abrigará também o Museu da Arte Contemporânea “Itajahy Martins. A previsão é de que a Pinacoteca em Botucatu seja inaugurada no primeiro semestre de 2014, quando o mesmo completa 90 anos e o MAC Itajahy Martins estará comemorando 30 anos de sua fundação. O prédio do antigo Fórum ocupa 2.878 m² de área construída, com subsolo, térreo, primeiro e segundo pavimentos.

O lugar onde foi erguido o antigo Fórum antes era o cemitério Campo Santo. O prédio do Fórum foi construído em 1924 e está desativado desde 2003. O projeto do Fórum foi concebido pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Parque da Luz, e o edifício atualmente ocupado pela Estação Pinacoteca, ambos no centro da capital paulista.”

NOVO MECENAS DA CULTURA



É preciso destacar o idealizador da obra: ANDREA MATARAZZO, então Secretário Estadual da Cultura.

É o jovem Andrea Matarazzo ocupando seus espaços e mantendo a tradição de trabalho e de cultura da Família Matarazzo. Como sobrinho-neto do CONDE FRANCESCO MATARAZZO, vem levantando a bandeira de trabalho da família com coragem, ousadia e competência. Assim, idealizou a INTERIORIZAÇÃO DA CULTURA que consiste em levar para o interior, em exposições permanentes, obras artísticas de imenso valor. Assim, já anunciou a primeira PINACOTECA fora da Capital, para o município de Botucatu, que será instalada no prédio do antigo FORUM, obra arquitetônica de RAMOS DE AZEVEDO.

 RAMOS DE AZEVEDO

Absolutamente necessário que se dê crédito a quem trabalha efetivamente por São Paulo. Andrea Matarazzo tem luz própria e uma tradição de trabalho que se confunde com a grandeza de São Paulo. Tem bom relacionamento com políticos de várias origens, como os saudosos Olavo Setubal, Herbert Levy e o empresário Antonio Ermírio de Moraes, o ex-prefeito Paulo Maluf, os ex-governadores Laudo Natel e Paulo Egídio Martins e com quase toda liderança do PSDB.
Foi ministro-chefe da Secretária de Comunicações da Presidência da República na gestão de Fernando Henrique Cardoso (1999/2001) e Embaixador do Brasil na Itália  (2001/2001). Já tinha sido presidente da CESP e Secretário Estadual de Energia no governo Mário Covas. A nível municipal, foi Secretário de coordenação das subprefeituras, e Subprefeito da Sé e ocupou desde 2010  a Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.

Botucatu está de parabéns! Embora com alguns meses para
 que a população da região possa usufruir desse importante POLO CULTURAL, já podemos comemorar o término das obras do antigo FORUM.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Armando Delmanto,

Excelente a sua colocação sobre o prédio do antigo Fórum. Na verdade, não foi inaugurado nada. O Governador simplesmente descerrou uma placa (na verdade, ele não pode estar presente e a placa foi descerrada sem a presença do governador- edição do Blog). A inauguração,talvez, aconteça somente no fim deste ano ( 2018 ) ou, começo do próximo.Os serviços no prédio ainda não terminaram. Grande abraço!

Olavo Pinheiro Godoy - Academia Botucatuense de Letras

Postar um comentário