dezembro 12, 2012

Síria:
o Final da Primavera Árabe!

O FIM DA DITADURA SANGRENTA!  SÍRIA LIVRE!  PRIMAVERA  ÁRABE!
As origens da SÍRIA remontam a 5 mil anos! A cidade de DAMASCO é reconhecida como uma das mais antigas e importantes do mundo. Depois da 1ª. Grande Guerra Mundial, passou para o domínio da França até sua independência, em 1946. Há 41 anos está sob a DITADURA CRUEL E SANGRENTA da família al-Assad. De 1970 a 2000, o DITADOR foi Hafez al-Assad. De 2000 a 2011, seu filho, Bashar al-Assad permanece no poder. Agora, o FINAL DAS TREVAS! Agora a PRIMAVERA ÁRABE!!!Síria é último grande país a sofrer as transformações trazidas pela chamada PRIMAVERA ÁRABE. Mas ainda tem o IRAN! Sim, o IRAN é um caso à parte e o seu futuro já está definido há muito tempo pelo Ocidente: mudança radical, voltando ao padrão anterior à época (1979) do Xá da Pérsia, Mohammad Reza Pahlevi...

Mas sempre voltamos à heróica tentativa de Unificar o Povo Árabe, levada a efeito por Lawrence da Arábia, durante e ao final da Primeira Grande Guerra Mundial. Mas as grandes potências estavam interessadas no rico solo árabe, com seu gás e petróleo e o Rei Faiçalestava apenas interessado em uma independência relativa...Assim, o link sobre Lawrence da Arábia, no final do post, precisa ser lido com cuidado, entendendo até o que traz nas entrelinhas...

Como resultado da ganância das grandes potências e da ausência de vontade política do Rei Faiçal para construir a Grande Nação Árabe, vimos por quase um século, aquele povo ser isolado, dominado e mantido no atraso, por sobasreis de francaria e ditadores da pior espécie e das mais cruéis violências contra seus próprios irmãos árabes!

A ESCRAVIDÃO DO POVO ÁRABE E OS DITADORES

Impossível deixar de lembrar a importância da união do povo árabe, durante a 1ª. Grande Guerra Mundial, com o idealismo e a liderança de Lawrence da Arábia. A união das muitas tribos esparsas que, ao depois, transformadas em Nações, foram mantidas exploradas e isoladas como colônias e por ditaduras cruéis por seus falsos líderes.

“Precisaríamos ser cegos ou preconceituosos para não perceber que o motor secreto desse movimento é um instinto de liberdade e de modernização...”
diz Mario Vargas Llosa,
 que nos mostra que o desejo de liberdade e de modernização, difundidos via internet, é que vem motivando as populações desses países e, especialmente, os jovens. É dele, também, está análise do movimento libertário:

A revolução da informação foi esburacando por toda parte os rígidos sistemas de censura que os governos árabes haviam instalado para manter os povos que exploravam e saqueavam, na ignorância e no obscurantismo tradicionais. Hoje, porém, é muito difícil, quase impossível, um governo submeter a sociedade inteira às trevas mediáticas para manipulá-la e enganá-la como outrora.A telefonia celular, a internet, os blogs, o Facebook, o Twitter, as redes internacionais de televisão e demais recursos da tecnologia audiovisual levam a todos os rincões do globo a realidade de nosso tempo e forçam comparações que por certo mostraram às massas árabes o anacronismo e barbárie dos regimes que sofriam e a distância que os separa dos países modernos.”
(Mario Vargas Llosa, ganhador do Nobel de Literatura -“Estadão”, 20/02/11).

As melhores cabeças pensantes do mundo estão analisando a onda de movimentação da massa social que ocorreu em vários países e que continua ocorrendo, sob a influência da globalização e da informação via internet.

Sem viés ideológico, vem atingindo governos ditatoriais tanto da esquerda quanto da direita.Regimes autoritários com décadas de solidez perdem, em semanas, toda a sua segurança e prepotência. Uns ainda tentam reagir pela força...em vão...

O FINAL DA PRIMAVERA ÁRABE

Dessa forma, a Síria é o último grande país que sofrerá transformações através desse movimento, dessa “onda mágica” que abalou o Mundo Árabe e vem provocando mudanças nas estruturas de poder, dando voz e direitos à grande massa popular que descobriu uma nova realidade através da PRIMAVERA ÁRABE! Os jovens querem participar da onda de desenvolvimento gerada pela globalização e os avanços tecnológicos mais recentes. O Planeta Terra transformou-se , realmente, na Aldeia Global!

E a Síria vem de uma tradição e de uma cultura de 5 mil anos, passou pela invasão e domínio de muito povos e, após a 1ª. Grande Guerra, passou ao domínio da França na partilha dos territórios árabes. Em 1946, consegue a sua independência. O domínio da família al-Assad começa em 1970, quando Hafez al-Assad ocupou o poder, através de um Golpe de Estado, até o ano de 2000, quando faleceu. Foi sucedido por seu filho,Bashar al-Assad. Recebido como uma promessa de abertura política e de liberdade democrática, revelou-se seguidor do modêlo ditatorial de seu pai.

Como as demais ditaduras árabes, manteve a população em um atraso cultural assustador, sendo, hoje, esse o maior impeçilho para a constituição de nações sólidas no que restou do desmonte das ditaduras. Povo empobrecido, separados em tribos primitivas, estão tendo um “choque de civilização”, mas a transposição da era das trevas para a realidade em que vivem os povos do ocidente está sendo extremamente difícil.

Como os outros Ditadores que cairam acreditando até o último momento na própria salvação, Bashar al-Assad tem promovido verdadeira carnificina, um “banho de sangue”, matando cerca de 100.000 civis da forma mais violenta. De nada serviu os exemplos de Saddan Hussein, Musbarack e Kadafi, para citar apenas os ditadores dos maiores países árabes que foram derrotados pelos movimentos populares.
Carlos Latuff

O ciclo está se fechando. A ONU tem cortado o crédito e isolado a Síria. A Liga Árabe já se posicionou contra o massacre de civis e deu prazo a Bashar. As principais nações da Comunidade Européia já pediram a renúncia da Bashar. Até a posição “neutra” da Rússia e da China está ficando insustentável.

O FINAL DOS MOVIMENTOS DA PRIMAVERA ÁRABE SERÁ FEITO COM A LIBERTAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA SÍRIA!!!

5 comentários:

Delmanto disse...

O cerco está se fechando. As principais Nações do mundo já reconheceram os Rebeldes Unificados como legítimos representantes da Síria. E, no desespero, o Ditador mandou jogar bombas proibidas contra os rebeldes. A caminhar desse jeito, o fim dessa Ditadura será o mesmo da Líbia: sangrento e com o ditador sendo caçado como uma fera animal, aliás, como ele é...
A verdade é que a Revolução da Informação que transformou o mundo todo em uma Aldeia Global propiciou a revolta desses povos árabes escravizados por séculos, só mudando o tirano. Então, a PRIMAVERA ÁRABE libertou esses povos e ainda está libertando.
Os povos árabes estão saindo de uma longa noite escura... Estão saindo do “século 19” diretamente para o século 21. Daí o grande atrito do atraso com a realidade do mundo livre. No Egito o problema tem sido esse, no Afeganistão também, no Iraque e assim em todos os povos libertos: com a liberdade na mão e sem rumo, sem união, sem uma estrutura social a lhes garantir uma entrada pacífica no mundo moderno. São tribos, facções religiosas, enfim, a PRIMAVERA ÁRABE ainda terá longo “inverno” para a consolidação e libertação desses povos árabes.

Anônimo disse...

Até que enfim essa onda de democratização das ditaduras da Ásia e da África está chegando à Síria. O Ditador Bashar age exatamente como agia seu pai e também Ditador, Hafez al-Assad. Mão de ferro, sufocando qualquer tipo de resistência ou contestação ao regime. A importância da Síria para o mundo árabe é muito grande. Mais de 100.000 civis já foram mortos pela Ditadura Síria. O Ocidente, através da ONU já se posicionou pela saída de Bashar e até a Liga Árabe já deu seu ultimato ao Ditador para parar com os massacres e democratizar o país. A Primavera Árabe já está virando o quadro político sírio. A queda do Ditador pescoçudo não vai tardar!
(ludmila.cunha@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Revelação de altos funcionários do governo Sírio que pediram asilo político e agora estão apoiando os Rebeldes, afirmaram que o que ainda está mantendo a situação é a grande quantidade de mercenários pagos a “peso de ouro” para defender o atual governo. A situação está ficando insustentável. Os EUA e os grandes bancos europeus cortaram qualquer possível movimentação de dinheiro. Os EUA e a Europa já reconheceram a frente de rebeldes como representantes da Síria.
Está próxima a queda do Ditador. Mas sempre fica a pergunta: como o mundo todo, a ONU e a OTAN a Liga do Países Árabes deixaram a situação chegar a esse ponto com uma matança de mais de 100.000 civis?!?
É hora de parar. Hora de parar a matança de inocentes!
(bastosgustavo@yahoo.com.br)


Anônimo disse...

O Brasil está “amarrado” com a Ditadura sangrenta da Síria?!?
Há dias, esteve no Brasil uma assessora do Ditador Sírio mantendo contatos em Brasília e no Rio. Foi amplamente noticiado, em 2997, que estava havendo um pacto do governo brasileiro com o Ditador Sírio que queria investir milhões de dólares no Brasil. É sabida a preferência de Lula por esses ditadores da áfrica e da Ásia...
Só faltava essa: o Ditador pescoçudo acabar pedindo ASILO POLÌTICO no Brasil!
(pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Anônimo disse...

Esses ditadores não conseguem ter uma idéia real do que está acontecendo. O Kadafi tinha plenos poderes, muito mais que o Assad da Síria. Resistiu até o fim, foi linchado, empalado, morreu como um cão doido. Mas não adianta, Assad que papai o havia preparado para ser o Salvador...rsrsrs
Não chega ao Natal. O cerco está fechando e ficaremos livres de mais um porco machista, prepotente, caricato e fraco...sim, um “fracote” que se julga o bambambam...
Estou de olho. Essa queda servirá de exemplo para outros pequenos “sobas” que ainda conseguem enganar seus respectivos povos desinformados e atrasados.
(carla.bueno2011@bol.com.br)

Postar um comentário