Mostrando postagens com marcador bom político. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bom político. Mostrar todas as postagens

agosto 31, 2011

Modelo neoliberal está falido e Oposição tem que ser Oposição!!!


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente Luís Ignácio Lula da Silva tem mais semelhanças do que se pensa. Não foram iguais apenas no contato prazeroso que tiveram – deslumbrados com o poder! – com muitos Ditadores. Também na política econômica, com o modelo neoliberal que adotaram – traindo as suas origens e roubando as bandeiras da direita mais atrasada! – para o país. Mas esse “modelito reacionário” se esgotou e está esgotando as perspectivas futuras do Brasil. A “Tribuna da Imprensa”, de 31/08/2011, nos traz importante e esclarecedor artigo do jornalista Carlos Chagas:

“A hora de mudar o modelo
Carlos Chagas
A ortodoxia econômica neoliberal ainda vai nos estrangular. Iniciada por Roberto Campos quando ministro do Planejamento do primeiro general-presidente, Castelo Branco, esse modelo alcançou o ponto alto no período de Fernando Henrique. Foi mantido pelo Lula e agora por Dilma Rousseff. A palavra de ordem é cortar gastos, mas onde?
Decidiu o governo derrotar a PEC-300, que estabelecia piso salarial para policiais militares e bombeiros. Também vetou reajustes para os aposentados que recebem mais do que o salário mínimo. Nem quer ouvir falar de vencimentos mais dignos para professores e médicos do serviço público. Além de engavetar a emenda 29, que regulamenta os recursos para a saúde.
Não seria mais fácil aumentar a taxação do lucro dos bancos? Ou cobrar imposto de renda do capital-motel que chega do exterior de tarde, passa a noite e vai embora de manhã? Que tal obrigar os investidores de fora a permancerem um ano no Brasil, aqui reinvestindo seus lucros? E o Imposto Sobre Grandes Fortunas, que foi para a gaveta? Taxar terras improdutivas seria boa solução, assim como a importação de produtos estrangeiros, em especial os supérfluos que vem da China. Pelo menos, acabar com os subsídios dados por diversos estados a esses produtos, via concessão de créditos do ICMS.
Estabelecer mecanismos para o retorno ao país de centenas de bilhões de dólares mandados ao exterior por especuladores e bandidos. Adianta muito pouco o ministro Guido Mantega tirar paliativos da cartola. O que se esgotou foi a estratégia responsável por mais uma crise mundial. O governo já reduz investimentos sociais. Logo estará criando novos impostos para o cidadão comum, reduzindo salários e aumentando o desemprego. Melhor seria mudar o modelo.
***
A CUT, ONDE ESTÁ A CUT?
No meio de perplexidades produzidas pela equipe econômica, indaga-se onde está a Central Única dos Trabalhadores, um dia constituída para defender os que vivem de salário. O Paulo Pereira da Silva ainda movimenta sua organização, a Força Sindical, mesmo cedendo sempre às exigências do palácio do Planalto, mas a CUT, pelo jeito, o gato comeu. Nenhuma campanha reivindicatória, nenhum protesto. Seria porque os trabalhadores estão felizes com a política restritiva do governo? Ou porque a liderança sindical esgotou-se, à maneira da pelegada que saiu sem deixar saudade, quando os militares entraram? A coisa nova, naqueles idos, foi a CUT. Agora, ficou velha”.



Agora, o ex-presidente FHC, sempre inoportuno, vem com a conversa “mole”, verdadeiro “hemhemhem”, oferecendo apoio à presidenta Dilma, com o apoio do Aécio Neves (que até ontem era o traíra do PSDB) e só não veio o Serra porque iria pegar muito mal...Agora dá pra entender porque não existiu OPOSIÇÃO nas eleições passadas para presidente. O PSDB, além de ficar em cima do muro, também amarelou.

NÃO, SENHOR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, OPOSIÇÃO TEM QUE FAZER OPOSIÇÃO. QUEM NÃO TEM COMPETÊNCIA NÃO SE ESTABELECE!!!

Acostumado, desde o início à convivência com o pessoal do antigo PSD, Fernando Henrique tem verdadeira admiração por esses políticos que seriam muito “espertos”... Os “nem contra nem a favor, muito pelo contrário...” E foi o que ele fez nos seus 8 anos de governo e FOI O QUE RECOMENDOU À PRESIDENTA DILMA!!!

O Lula, de sua parte e nos seus 8 anos, seguiu com redobrada dedicação esse modelo neoliberal que faz crescer, cada vez mais , a distância cruel entre ricos e pobres! E os banqueiros NUNCA ganharam tanto dinheiro! E adotou – graças ao Duda Mendonça! – o perfil do “Lulinha paz e amor”, convivendo (sem se lembrar dos “300 Picaretas do Congresso”) com todos e, para exemplificar, indo, na saída do governo, com o “companheiro” José Sarney , juntinhos, para São Bernardo do Campo...

Os 300 Picaretas do Congresso/ leia aqui

O bravo comunista de origem e político íntegro, que é o deputado federal Roberto Freire, presidente do PPS, disse que a “fala dos tucanos beira o adesismo” e deixou o seu protesto:


“O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), criticou nesta terça-feira (30) as declarações dos tucanos Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso sobre a faxina do governo da presidente Dilma Rousseff. O senador e o ex-presidente haviam dito que, se o governo quiser mesmo fazer a faxina para combater a corrupção nos órgãos da União, pode convergir com a oposição. Em nota, Freire afirma que a declaração dos tucanos "é um grave equívoco que beira ao adesismo". O deputado disse ainda que "oposição não convoca governo" e que "afirmações como essas [de FHC e Aécio] expõem a oposição ao ridículo, ao deboche do PT e ao desdém da presidente Dilma". Durante um evento em Belo Horizonte, na segunda-feira (29), FHC afirmou que uma aproximação do governo e da oposição em relação ao combate à corrupção não configuraria adesão. "Se quiser avançar mais, acho que é buscar a convergência. Isso não deve ser confundido com adesão, não pode ser. Nós temos pontos de vista diferentes em muitas matérias e vamos manter [esses] pontos de vista [diferentes]", disse FHC. O presidente do PPS lembrou que o PSDB foi chamado pelo então presidente Fernando Collor a colaborar com seu governo. "Se um governo precisar, ele é que chama a oposição e esta estuda a situação antes de tomar uma decisão", disse Freire. O deputado afirmou ainda na nota que a posição dos tucanos "no mínimo causam danos à oposição, desarma-a e arma o adversário". (Folha/30/08/2011)

RESUMINDO: Oposição TEM QUE FAZER OPOSIÇÃO. Quer ajudar o país (não aderir ao governo!), então faça uma oposição competente! Como nos países onde a Democracia já atingiu uma maior maturidade. Crie os Ministérios Paralelos, faça o acompanhamento dos projetos, apresente publicamente as suas soluções para os problemas, critique porque a crítica justa e objetiva só ajuda o governante, enfim, SEJA OPOSIÇÃO!!!

Não tendo sido bom governante, com as privatizações “sem controle de qualidade” e nem conseguindo eleger seu sucessor, SAIBA, AGORA, SER UMA OPOSIÇÃO DIGNA E ATUANTE e...chega de HEMHEMHEM!!!