maio 31, 2016

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE!


O dia 05 de junho é o Dia da Ecologia e Dia Mundial do Meio Ambiente. Estamos na Semana dedicada ao Meio Ambiente!  Tudo isso representa um esforço, um grande esforço dos ambientalistas , dos ecologistas e dos políticos corretamente inseridos na pauta emergencial de proteção à natureza.

No dia do Meio Ambiente o Rio se mobiliza/leia aqui

A preocupação com a ecologia, hoje, tem destaque e apoios no mundo todo. Mas, nem sempre foi assim... O mundo passou a “pensar” a ecologia com seriedade e preocupação em meados dos anos 60. Os EUA e a Europaforam os primeiros a sentirem a “explosão da ecologia”, preocupação que só chegou até nós em meados dos anos 70. Nessa época eram pouquíssimas as associações (ONGs) que tratavam desse grande problema para a humanidade. Hoje, a proliferação de entidades e associações que “cuidam” do assunto é gigantesca, forçando a que haja uma pesquisa relativa à confiabilidade das ONGs e ao engajamento concreto de seus dirigentes.

Ricardo Kotscho mostra o estilo de Dilma/veja aqui

Em seu emblemático artigo “Por uma nova visão do Paraíso” (revista Pau Brasil, julho/agosto de 1984 e revista cultural Peabiru, janeiro/fevereiro de 1999), 




Alberto Dines nos trazia a sua preocupação com o tema, resgatando a peça fundamental de qualquer “brasiliana”, escrita por Sérgio Buarque de Hollanda, em 1931: “Visão do Paraíso” (Editora José Olympio,1932).

                       clique na imagem para ampliá-la


Na obra, destaca Dines, o historiador procura o cenário do Novo Mundo que seria ocupado pelos europeus, especialmente pelos espanhóis e pelos portugueses, sendo certa a diferença da visão que eles tinham do “paraíso”, com o pragmatismo dos espanhóis e com o caráter imaginativo dos portugueses, traços particulares da formação espiritual desses dois povos  isso seria marcante na atuação de ambos no continente americano.

Dines diz que “a recuperação do meio ambiente é uma das missões cruciais na pauta deste (novo) renascimento. A natureza é a própria representação do Paraíso, seja no seu visual - bucólico ou agreste – seja na simplicidade dos seus mecanismos. Resgatá-la, passou a ser um dos primeiros compromissos deste novo ser humano, alquebrado e iluminado, machucado e pertinaz.”

E diz mais: “Ecologia, que há 20 anos era apenas aciência que estudava o relacionamento entre os seres vivos e seu meio ou ambiente, transformou-se em cruzada. Saiu das universidades, centros de pesquisas para ganhar foros de religião, mística, culto, ideologia.
Na fulminante trajetória do progresso, cujo apogeu resume-se ao curto período de três mil anos, a cada avanço tecnológico ou científico corresponde sempre um gesto de defesa. Do alfabeto à TV – para mencionar apenas o processo de comunicação – cada passo adiante foi recebido com dúvidas e ressentimentos. Era o medo do aprendizado, medo do desconhecido, insegurança. Não se discutia o progresso, mas suas conveniências.”

Hoje, o mundo todo vive essa preocupação concreta com a preservação do meio ambiente. E o avanço tecnológico ou científico - que hoje pode ser do alfabeto à revolução da informação pela internet – consolida cada vez mais parcelas conscientes dos mais variados povos compromissados com a ecologia e com o resgate do “Paraíso” que idealizamos para as gerações vindouras.

Obs.: Por oportuno, na comemoração do Dia da Ecologia e do Dia Mundial do Meio Ambiente, trazemos para releitura nossos artigos que abordam temas de interesse da sociedade brasileira que , cada vez mais, se organiza na defesa e conservação de suas riquezas naturais e da qualidade de vida do povo brasileiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Atenção!!! É bom o alerta na semana mundial do Meio Ambiente. Existe uma organização denominada "CHRISTIAN CHURCH WORLD COUNCIL" sediada na SUIÇA. Essa organização tem 6 entidades em sua direção: "Comitê International de la Defense de l´Amazon"; "Inter-American Indian Institute"; "The International Ethnical Survival"; "The International Cultural Survival"; "Workgroup for Indigenous Affairs" e "The Berna-Geneve Ethnical Institute". Está estranhando? Pois tem mais! No seu estatuto, o item I, diz o seguinte: "É nosso dever garantir a preservação do território da Amazônia e de seus habitantes aborígines, para o seu desfrute pelas grandes civilizações européias, cujas áreas naturais estejam reduzidas a um limite crítico". Que os políticos brasileiros, mas principalmente, que a sociedade organizada fique atenta para essas ONGs “fajutas” cheias de gringos que estão vendendo, esse é o termo exato, vendendo o Brasil para os estrangeiros. (pinto.rodolfo28@yahoo.com.br)

Delmanto disse...

É preciso que se tenha a perspectiva histórica do Brasil. Sediar a Rio/92, a famosa ECO/92, foi um privilégio que premiou o nosso país! E o Rio de Janeiro – Capital das belezas da natureza! – passou a ser a CAPITAL DO MEIO AMBIENTE! Estava lançada, para o mundo, a preocupação necessária com o MEIO AMBIENTE. Hoje, é pacífico o interesse e a adesão mundial a esse tema.
No ano de 2012 – 20 Anos depois! – o Brasil, via Rio de Janeiro, voltou a ser a capital do mundo: a CAPITAL MUNDIAL DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL!
Então, É PRECISO que se tenha, SIM, a perspectiva histórica do Brasil!!!
Rio/92 e Rio+20 representam a eleição definitiva do Brasil, através do RIO DE JANEIRO, como a sede, a CAPITAL MUNDIAL para a discussão de temas fundamentais para a humanidade!
Assim, agora, é preciso que o Brasil faça a sua LIÇÃO DE CASA!
É PRECISO que o país que possui a MAIOR FLORESTA DO MUNDO seja, também, o país que sirva de exemplo para todo o mundo na preservação dessa mesma FLORESTA.
Com a TOLERÂNCIA ZERO, o Brasil mostrará que está, de fato, consciente de seu papel como centro irradiador de temas que visam a proteção da qualidade de vida do planeta, sem se descuidar do desenvolvimento vital para a qualidade de vida de sua população.
O TOLERÂNCIA ZERO representará a VONTADE POLÍTICA do Governo Brasileiro que definirá novas atribuições às suas Forças Armadas na DEFESA INTRANSIGENTE DA INTEGRIDADE FÍSICA DE SEU TERRITÓRIO!
As FORÇAS ARMADAS – representando a 2ª. Maior Força Armada das Américas! – atuará, com orgulho, na defesa da SOBERANIA NACIONAL E NA DEFESA DE SEU TERRITÓRIO ameaçado por queimadas e derrubadas de árvores centenárias. Da mesma forma, as FORÇAS ARMADAS, modernamente equipadas, estarão resguardando o país do contrabando de armas e drogas.
Com a certeza da impossibilidade de guerras convencionais externas e, internamente, sem a perspectiva de guerrilhas urbanas, as FORÇAS ARMADAS querem e precisam de destinação mais nobre e útil à Nação Brasileira!
DESMATAMENTO: TOLERÂNCIA ZERO!
Essa é a VONTADE DA NAÇÃO!
Essa também pode ser a VONTADE POLÍTICA do Governo Federal!!!

Postar um comentário